InícioO EventoPatrocinadoresParceriasProfissionais Fornecedores Momentos DECORContato


 


Início
  O Evento
  Sobre o Evento
Mais Votados 2010
Mais Votados 2012
A Casa 2012
A Casa 2011
A Casa 2010
Localização
Releases

  Patrocinadores
  Formas de Patrocínio
Edição 2010
Depoimentos


  Parcerias
  Parcerias com o Evento
Edição 2010
Depoimentos


  Profissionais
  Como Participar
Edição 2010
Depoimentos 2010
Edição 2011


  Fornecedores
  Edição 2010
Edição 2011
  Momentos DECOR
  Contato




Nome:
E-mail:
[ enviar ]



ENDEREÇO
Escritório São João Decor
R. Senador Saraiva, 484 – Centro
São João da Boa Vista-SP
E-MAIL
contato@saojoaodecor.com.br
TELEFONE
(19) 3623-3969






 
O EVENTO - A CASA 2011

CASA VITÓRIA

Breve histórico dos proprietários

Cristiano Osório de Oliveira Filho (conhecido como “Bilú”), filho de Cristiano Osório de Oliveira, conheceu Dona Maria da Costa (chamada de “Dona Rosinha”), por quem se apaixonou.
Bilú foi um cidadão relevante para o desenvolvimento de São João da Boa Vista. Era um grande incentivador das ações em prol do esporte e da cultura. Foi fundador da Sociedade Esportiva Sanjoanense – local na qual Dona Rosinha era responsável pelo cultivo das rosas do jardim do clube.
Na época, a “Esportiva” tinha uma estrutura ainda pequena comparada à atual, mas Bilú era o responsável pelas contratações de atletas, incluindo jogadores e professores renomados para diversas modalidades, em especial o futebol. Além dos bailes, que eram animados por orquestras muito famosas. Dona Rosinha tinha uma participação muito importante nestes acontecimentos.

A Casa
Em 1946, deu-se início ao projeto da casa que seria construída numa chácara com 1.800 metros. A construção incluía:

- No andar térreo: hall de entrada, capela, três salas, cozinha, lavabo, um dormitório e um banheiro.
- No andar superior: três dormitórios, um banheiro e duas sacadas.

A casa tinha como decoração três vitrais ilustrados com rosas vermelhas, sendo dois posicionados no banheiro e um deles localizado junto à capela.
Com o falecimento de Bilu, a casa foi doada para o casal Roberto Natalino e Judite Zanetti Roberto, com a condição de usufruto até que a filha completasse 18 anos.
Após este acontecimento, a casa foi alugada para acomodar um restaurante, pois está posicionada em uma área central da cidade. Porém, o empreendimento não teve êxito e o imóvel foi então adquirido pelo Sr. Orpheu José da Costa, que de imediato anexou ao terreno a casa contigua, que era de propriedade do Sr. Pistelli, agregando mais 1.000 m² ao patrimônio.
Em 1997, a casa foi então adquirida pela Sra. Vera Lucia Ferraz Barbosa, que nasceu em São João da Boa Vista, fez sua carreira de advogada em São Paulo e, mais tarde, voltou a residir em sua cidade de origem. Seu maior objetivo foi, desde o início, investir na manutenção e recuperação do patrimônio histórico da casa.

A Restauração
Tal objetivo foi possível graças ao empenho dos arquitetos Fernando Moraes e Sandra Nernardi, que adaptaram o projeto da parte antiga da casa. Foi criada uma sala de banho, uma suíte master e modificações na fachada – as escadarias ganharam um novo formato, com o objetivo de preservar uma árvore (espécie nativa da mata atlântica) existente no terreno.
A fachada teve ainda uma mudança nas grades e as pedras de granito bruto foram alocadas para a rampa de acesso e para a gruta.
A alvenaria da residência ficou sob responsabilidade do mestre de obras Francisco Belchior. Outros reparos na decoração, bem como na estrutura, foram executadas por profissionais sanjoanenses.
A capela da casa foi pintada e decorada em homenagem à Rosinha. As alfaias do altar são originais, usadas por ela. São destaques do local as imagens sacras e os outros itens de decoração, como um lustre original tipo overlay-tcheco.
No altar da capela aproveitou-se material da antiga capela da Santa Casa de Misericórdia, que foi enriquecido com painéis de granito azul-bahia, da Marmoraria São João.
O mobiliário e outros itens de decoração foram comprados do casal Roberto e Judite. Além do valor material, cada um dos móveis agrega o valor histórico, por terem pertencido à D Rosinha.

Parte dos requintes descritos abaixo faz do local um ambiente extremamente sofisticado:

- Os sofás foram restaurados por Sidney Fischer e Kátia Magri, especialistas em restaurações de São Paulo;
- O piso da sala de visita e da sala de jantar são feitos de marfim e jacarandá da Bahia;
- Os lustres são da antiga Tchecoslováquia e os móveis, estilo Luis XV, foram executados no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo;
- Entre os lustres, ainda temos um modelo de porcelana italiana Capodimonte, com pingente em flores coloridas;
- Os banheiros, por sua vez, foram decorados com Mármore de Carrara, Granito Verde Escuro e Mármore de Carrara com Rosso Verona. No terraço, há ainda Granito do Ceará.

O local ainda possui uma gruta em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes. O espaço foi restaurado pelo Sr. Antonio, em 1999.
Após a restauração, a casa ainda passou por reformulações. A garagem externa transformou-se numa grande sala, com cozinha e espaço para depósito. A proprietária teve a preocupação de utilizar materiais que se remetem aos recursos utilizados na época.
A incorporação da parte construída foi anexada à casa, agregando ao imóvel um novo hall, com garagem, salão de festas e uma suíte. Todos estes investimentos iniciaram-se em 1992 e foram finalizados 10 anos depois – em 2002.
A Casa Vittória, como é conhecida, reúne toda a sofisticação de uma casa histórica, que foi idealizada e revitalizada para deixar as futuras gerações um importante capítulo da história de São João da Boa Vista.
A São João Decor 2011 nesta residência irá evidenciar ainda mais os requintes de cada ambiente, tornando assim uma experiência inesquecível aos visitantes, pois será uma grande oportunidade de confrontar o passado, o presente e as tendências do futuro em termos de moradia.

 
São João DECOR - 3ª Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo.
   

   

   

   

 
Destacamos abaixo os profissionais que participaram da São João Decor 2010 e da São João Decor 2011. Selecione o nome desejado para visualização de seus projetos:


 

 
PROFISSIONAIS
Os profissionais que participaram da primeira edição afirmam que seu envolvimento na São João Decor foi uma grande experiência profissional que resultou para suas carreiras mais visibilidade, reconhecimento e novas oportunidades.
PATROCINADORES
Tenha sua marca associada a um evento que tem como objetivo promover uma grande experiência para o público que aprecia a área de decoração, arquitetura, design e paisagismo. Seja um patrocinador!